Tanque polipropileno
tanque polipropileno
Tanque Plástico Polipropileno

Projeto Tanque Polipropileno/ Tanque PP:

  Com o objetivo de enriquecer mais nosso site, compartilhar e demonstrar como fabricamos nossos tanques de polipropileno, acrescentamos outras informações nesta página para descrever os principais pontos que devem ser observamos nos projetos de tanques plásticos, tanques polipropileno ou tanques para armazenamentos de produtos químicos. Nosso material de pesquisa foi fundamentado por meio das ideias e teorias do Prof. Dr. Franco Brunetti, que é referência nacional na área de Estática dos fluídos.
+Tópicos de análise para o desenvolvimento do tanque de polipropileno:
 -Pressão.
 -Teorema de Stevin.
 -Lei de Pascal.
 -Força numa superfície interna tanque polipropileno.
 -Compatibilidade química chapa de polipropileno.

Pressão - Tanque Polipropileno / Tanque PP:

 No item pressão, vamos analisar a ação no fundo do tanque polipropileno. Preferencialmente, este fundo deve ter uma área circular ou quadrada. Vamos adotar uma área circular de fundo de raio 620 mm, então, sua área será 1,29 m2. Ao ter uma força normal que atua nesta área A (área correspondente ao fundo do tanque PP) encontraremos a pressão média nesta superfície.
 Assim sendo: P=F/A                                                                                                  F=Peso específico relativo para líquido água 1.000 Kgf/m3            P=F.total/A.àrea                                                                                           A=Área fundo do tanque polipropileno 1,29 m2                                   P=15990 N/ 1,29m2=12400 N/m2                                                                    F.total= A.1,29m2 x h.1200mm x peso específico água=1599 Kgf                               Tanque Plástico Polipropileno                            Tanque Plástico Polipropileno

  Ao calculamos a pressão atuante no fundo do tanque, o próximo passo é planejar como será feita sua solda e os números de nervuras que deverão sustentar o fundo do tanque, assim como a espessura da chapa de polipropileno.

Teorema de Stevin - Tanque Polipropileno / Tanque PP:

 No desenvolvimento do tanque plástico, devemos nos atentar à resistência do material (chapa de polipropileno) e à solda de polifusão, utilizadas na fabricação do tanque de polipropileno. No projeto devemos considerar a altura, diâmetro e espessura da chapa de polipropileno, que são os itens principais no projeto. Quando optamos em aumentar a altura do tanque para ganhar volume, a pressão na superfície do fundo do tanque de polipropileno é proporcionalmente elevada. Assim, de acordo com o teorema de Stevin, a altura e pressão mantêm uma relação constante para um mesmo fluido, então, quando optamos em aumentar o tamanho do tanque, devemos redobrar o cuidado com a carga de pressão, uma vez essa irá interferir no resultado do aumento calculado junto á altura.
 Outro ponto importante é o fluído que este tanque de polipropileno foi dimensionado, pois no teorema de Stevin diz que a pressão está diretamente relacionado com o peso específico do fluido. Então na utilização de um tanque que foi projetado para um fluido de peso específico 1 tomar muito cuidado de utilizar esse mesmo tanque na armazenagem de outro fluido de peso específico maior. P=y.h

Lei de Pascal - Tanque Polipropileno / Tanque PP:

 A Lei de Pascal considera que uma pressão aplicada a um ponto do fluido em repouso, é transmitida integralmente a todos os pontos do fluido. Então, quando houver a necessidade de armazenamento de dois fluidos com pesos específicos diferentes e não miscíveis entre eles, o fluido com maior peso específico irá para o fundo do tanque, assim como o fluido com menor peso específico ficará na parte superior, acrescentado uma carga de pressão em todos os pontos do fluido inferior. No processo de agitação, mistura, homogeneização de dois ou mais produtos, deve-se observar esta questão do peso específico do fluido no processo de dimensionamento do tanque de polipropileno. Pois P=y1.h1+y2.h2+y3.h3.

Força na Superfície Interna - Tanque Polipropileno / Tanque PP:

 As forças que são aplicadas na parede interna gerada pelo fluido armazenado neste tanque de plástico variam desde zero na superfície livre superior, até AB. Esta variação desde o topo "A" até o fundo "B" será linear, uma vez que conforme o teorena de Stevin, a pressão é diretamente proporcional à profundidade "h".
  Para efeito de cálculo não podemos encontrar a força que é gerada pela pressão, pois a pressão varia de ponto para ponto de "A" até "B". Então, o ponto de aplicação da força resultante desse fluido será localizado abaixo do CG, sempre deslocado para o lado das maiores pressões.

                                               Tanque Plástico Polipropileno

 Esta teoria e cálculo serão úteis para determinar tanto a espessura da chapa de polipropileno quanto o processo de solda de extrusão, utilidadas para selar/ fechar o cilindro do tanque de polipropileno. O ponto crítico em qualquer processo fabricação o procedimento de soldagem, pois nele, existem muitas variáveis não controláveis, que podem inviabilizar a execução. Em relação à da seleção da espessura da chapa de polipropileno, o procedimento será algo dimensionamento mais facilitado, pois pelo conhecimento das forças atuantes no interior do tanque de polipropileno, a base de consulta será a tabela de resistên- cia dessas chapas de polipropileno. Sempre que for necessário na fabricação do tanque polipropileno, haverá também o planejamento possível de uma cinta de amarração externa. GOOGLE PLUS

Compatibilidade Química - Tanque Polipropileno / Tanque PP:

 Disponibilizamos dois links para ampliação das informações: Braskem, Vick.



    Tanque de polipropileno, tanque para armazenar produto químico, tanque em polipropileno, tanque plástico, Tanque PP, Tanque.

tanque polipropileno
  1. Rua:Bernard de Soissons nº288-Butantã
  2. 05541-120-São Paulo-SP
  3. Tel:(11) 3742-7941 / 96807-0712
  1. WWW.FANEQUIPAMENTOS.COM.BR
  2. ORCAMENTO@FANEQUIPAMENTOS.COM.BR
  3. CONTATO@FANEQUIPAMENTOS.COM.BR